INE revê em alta crescimento. PIB cresce 1,8% no 1º trimestre - TVI

INE revê em alta crescimento. PIB cresce 1,8% no 1º trimestre

Orçamento

Economia portuguesa cresceu mais do que o esperado nos primeiros três meses do ano

Relacionados
O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 1,8%, nos primeiros três meses do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado, e 1,1% face ao trimestre anterior.

Veja o vídeo

Sócrates: números do PIB são «boas notícias»

Quer isto dizer que o Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta o crescimento da economia portuguesa, no primeiro trimestre do ano, já que na primeira estimativa a mesma fonte apontava para um crescimento do PIB de 1,7% no primeiro trimestre de 2010, em relação ao período homólogo, e de 1% face aos três meses anteriores.

A ajudar a este comportamento estiveram a procura interna, o consumo privado e as exportações.

Emprego voltou a cair

«A procura interna apresentou um aumento homólogo de 1,3% em volume no primeiro trimestre de 2010, o que compara com a variação de -2% verificada no trimestre anterior», avançou o INE que garantiu ainda que este comportamento está relacionado com «as despesas de consumo final das famílias residentes» que subiram 2,7% nos primeiros três meses do ano.

Passos Coelho saúda crescimento de 1,8%

Já o investimento e o emprego caíram, de acordo com a mesma fonte. O investimento registou uma descida de 3,8%, uma evolução que ainda assim é menos negativa do que a verificada no trimestre anterior (12,6%), enquanto «o emprego total para o conjunto dos ramos de actividade da economia diminuiu 1,7% no primeiro trimestre», variação também menos negativa que a registada no trimestre anterior (-2,8%).

Exportações aumentam 8,5%

A contribuir estiveram as exportações que cresceram 8,5%, no primeiro trimestre do ano, graças à componente de bens, que aumentou 11,1%. As exportações de serviços também evoluíram no mesmo sentido: aumentaram 2,2%.

Já as importações passaram de uma variação de -4,3%, no quatro trimestre de 2009, para 5,2% no seguinte. No mesmo período, as importações de bens cresceram 5,9% e as de serviços subiram 0,9%.

Recorde-se que, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat, Portugal conseguiu no primeiro trimestre deste ano o segundo crescimento mais elevado entre os países da União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados