Merkel dá benefício da dúvida a Itália. À Grécia não - TVI

Merkel dá benefício da dúvida a Itália. À Grécia não

Angela Merkel

Atenas precisa ver novo resgate aprovado rapidamente. Itália vai conseguir restaurar confiança na Zona Euro

A Itália precisa de mostrar que vai pôr em prática reformas para restaurar a confiança na Zona Euro. E a chanceler alemã, Angela Merkel, está confiante de que vai conseguir fazê-lo. Já a Grécia precisa de ver o segundo resgate aprovado o mais rápido possível.

A chanceler alemã adiantou esta segunda-feira que falou ao telefone com o primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi. Segundo as declarações que são citadas pela Reuters, Merkel mostra estar assim confiante que Itália vai escapar a um resgate financeiro como aquele que a Grécia, Irlanda e Portugal se viram obrigados a pedir.

«Confio no governo italiano para promulgar um tal orçamento, mostrando assim que pretende consolidar as finanças e combater as dívidas».

Sobre Atenas, ficou reafirmada a necessidade se elaborar «rapidamente, a curto prazo», um novo programa de ajuda financeira.

Também a OCDE se pronunciou hoje sobre a Grécia. O secretário-geral da organização, Angel Gurría, é da opinião que os credores privados devem participar no segundo programa de ajuda ao país.

A chanceler alemã deixou ainda a garantia de que a União Europeia vai fazer tudo para defender o euro, num dia em que são precisamente a Grécia e a Itália a centrar as atenções dos mercados.

O presidente do Conselho Europeu convocou uma reunião de emergência para hoje precipitada, segundo as agências internacionais, pelo perigo de contágio da crise à economia italiana.

Merkel lembrou que hoje está também em debate no eurogrupo a criação do chamado mecanismo de estabilização permanente, o ESM.

«Trata-se de um instrumento que sublinha os nossos compromissos em relação ao euro, e de forma não limitada no tempo».

[Notícia actualizada às 13h30 com mais declarações]
Continue a ler esta notícia