Desemprego em Espanha atinge 24,6% - TVI

Desemprego em Espanha atinge 24,6%

Gráfico

São as previsões da organização patronal de empresas de trabalho temporário e do grupo Analistas Financeiros Internacionais

Relacionados
Mais de 5,6 milhões de desempregados. A taxa de desemprego deverá ter chegado aos 24,6% em Espanha no balanço dos primeiros três meses do ano.

As previsões são da organização patronal de empresas de trabalho temporário (AGETT) e do grupo Analistas Financeiros Internacionais (AFI) e apontam para a destruição de 436.000 postos de trabalho nos primeiros três meses deste ano, cita a Lusa.

Caso estas estimativas se confirmem, a queda anual da ocupação seria de 4,3%, para um total de 17,37 milhões de trabalhadores ocupados. E este seria o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2003.

O «Avanço do Mercado laboral», preparado pelas duas entidades, considera que a sazonalidade dos próximos meses deverá compensar favoravelmente, ainda que parcialmente, o que se espera seja a perda de postos de trabalho em setores afetados pelos cortes de gastos públicos.

O mesmo estudo analisa ainda a evolução dos custos laborais, que em Espanha, e apesar do aumento do desemprego, cresceram 8,6% entre 2008 e 2011. No ano passado tinham crescido 2,2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados