Espanha: desemprego atinge novo máximo histórico - TVI

Espanha: desemprego atinge novo máximo histórico

(arquivo)

Há 4,33 milhões de pessoas sem trabalho no país vizinho

Relacionados
Uma crise sem precedentes no mercado laboral. O número de desempregados registados em Espanha aumentou 0,8% em Março para um novo máximo histórico. Mais 34 mil pessoas vieram

engordar as negras estatísticas de 4,33 milhões de pessoas que estão sem trabalho.

Os dados do Governo espanhol que foram conhecidos esta segunda-feira mostram, em pormenor, que no final de Março estavam registados nos serviços públicos de emprego um total de 4.333.669 de desempregados, o nível mais elevado da série histórica comparável, que começou em 1996.

Durante o último ano, o número de desempregados em Espanha cresceu mais de 4%, ou mais 167 mil pessoas, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Imigração.

Segundo as últimas estatísticas do Eurostat, a taxa de desemprego em Espanha era de 20,5% em Fevereiro, sendo que, entre os jovens com menos 25 anos, os números são ainda mais assustadores: 43,5% não têm emprego.

O número trabalhadores registados no sistema de Segurança Social aumentou em 45 mil pessoas no mês passado, para mais de 17,39 milhões de pessoas. É a primeira subida mensal em oito meses.

Os dados Ministério do Trabalho espanhol mostram que,entre Fevereiro e Março o número de registados cresceu 0,26%, ainda que no último ano se verifique uma descida de 1,15 por cento. O aumento registado no mês passado é mais do dobro do aumento de inscritos registados no mesmo mês de 2010.

Foram também hoje revelados números sobre a dívida externa de Espanha que caiu pela primeira vez em 10 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados