Menos 0,9% de inscritos nos centros de emprego em Outubro - TVI

Menos 0,9% de inscritos nos centros de emprego em Outubro

Emprego

Contam-se 550.846 pessoas sem trabalho inscritas nos centros de emprego, segundo o IEFP

O mês de Outubro conheceu menos desempregados inscritos nos centros de emprego. A diminuição, de 0,9%, menos 4.974 inscrições face a Setembro. No final do mês passado contavam-se assim 550. 846 pessoas inscritas nos centros de emprego, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Estes números correspondem a 86,4% de um total de 637.476 pedidos de emprego. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, «verifica-se um aumento do desemprego em ambos os géneros, em especial no feminino (+7,9%)».

Mais de 6 mil pessoas encontraram colocação, uma subida de 1,4% em termos homólogos, mas 18,5% inferior ao mês de Setembro.

Desemprego de longa duração não pára de aumentar

No espaço de um ano, os jovens sem trabalho diminuíram 5,4%, mas mais adultos ficaram a conhecer de perto esta realidade (8,3%).

Os inscritos há menos de um ano nos centros de emprego baixaram 7% em termos homólogos, mas os desempregados de longa duração não param de aumentar, registando uma subida de 33,2%.



«A procura de novo emprego, que representava 91,8% do desemprego total, no final de Outubro deste ano, cresceu 6,6% em termos homólogos, variação que se afigura ligeiramente superior à observada nos casos de procura do primeiro emprego (+4,4%)», revela ainda o IEFP.

Ensino superior continua a não escapar ao desemprego

E ainda em relação a Outubro de 2009, verifica-se que todos os níveis de escolaridade estão a ser crescentemente afectados pelo abismo do desemprego: o aumento do número de inscritos com o ensino secundário foi de 13,8% e com o ensino superior inscreveram-se mais 12,8%.

Todas as regiões do país estão a ser afectadas, no último ano, pelo agravamento do número de desempregados. Mas a Madeira (+19,8%) e o Algarve (16,7%) são as regiões que lideram a tabela, sendo que nesta região as inscrições nos centros de emprego dispararam 9% em Outubro, quando comparadas com Setembro.

No entanto, há alguns dados ligeiramente mais animadores. Em termos mensais, a região centro contabilizou menos 2,2% de inscrições, tal como a região Norte (2%) e a região de Lisboa e Vale do Tejo, com uma descida mais ligeira de 0,8%.

As profissões que mais pesam nas estatísticas do desemprego são as relacionadas com os trabalhadores não qualificados dos serviços e do comércio, pessoal dos serviços, de protecção e segurança, empregados de escritório, trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústria transformadora e operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil.
Continue a ler esta notícia