Défice de janeiro é conhecido hoje - TVI

Défice de janeiro é conhecido hoje

Vítor Gaspar (António Cotrim/Lusa)

DGO revela números dois dias depois de Governo admitir recessão pior que o previsto e mais tempo para consolidar contas

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta sexta-feira os dados da execução orçamental de janeiro.

Os dados da DGO, que incluem números sobre a receita e a despesa relativos ao primeiro mês deste ano, são conhecidos dois dias depois de o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, ter dito, no Parlamento, que vai rever em baixa as projeções macroeconómicas para 2013, apontando para uma queda de 2 pontos percentuais da atividade económica, devido a uma recessão maior do que a esperada em 2012.

Esta revisão das projeções económicas terá implicações no ajustamento previsto para os próximos anos, pelo que «é razoável conjeturar» que Bruxelas dê mais um ano a Portugal para corrigir o défice excessivo, disse também Vítor Gaspar.

O ministro admitiu ainda a possibilidade de pôr em prática os cortes na despesa de 800 milhões de euros, uma medida que tinha já sido anunciada pelo executivo em 2012 e que também foi inscrita na última revisão do memorando de entendimento celebrado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE).

«A composição destas medidas [contingentes] será uma combinação de poupanças em execução orçamental ao longo de 2013 com os efeitos das poupanças orçamentais estruturais e permanentes decorrentes do processo de reforma do Estado», esclareceu o ministro das Finanças, na quarta-feira.

Os números da DGO dizem respeito apenas a dados em contabilidade pública (fluxos de caixa, entradas e saídas), sendo que o défice em contabilidade nacional (o que conta para Bruxelas) será conhecido apenas em março.
Continue a ler esta notícia