Construir casa está mais caro - TVI

Construir casa está mais caro

Agência Financeira

Taxas de manutenção e reparação regular da habitação no continente só não aumentam numa região

Relacionados
O índice de custos de construção de habitação nova no continente subiu «ligeiramente» (1,9%) em Março quando comparado com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Agora é sim boa altura para comprar.

Já face a Fevereiro, o índice de custos de habitação nova no continente aumentou 0,1 pontos percentuais.

Em termos de factores de produção, as componentes mão-de-obra e materiais registaram subidas de 1,4% e 2,5% em Março respectivamente (mais 0,1 pontos percentuais que no mês anterior, em ambos os casos).

Por tipo de construção, a taxa de variação homóloga das componentes apartamentos registou em Março um aumento de 0,1 pontos percentuais, face a Fevereiro, enquanto a da componente «moradias» se manteve inalterada. Em ambos os casos, a taxa de variação observada foi 1,9%.

Lisboa contraria resto do país

Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação no continente aumentou 2,8%, mais 0,4 pontos percentuais que em Fevereiro.

Este comportamento «foi influenciado pelo acréscimo de 1,4 pontos percentuais» registado na taxa de variação homóloga da componente produtos, «parcialmente compensado pelo decréscimo da componente serviços (-0,7 pontos percentuais)». As taxas destas componentes fixaram-se em 4,6% e em 1,1%, respectivamente.

Só Lisboa escapa ao aumentos nas taxas de variação homóloga do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação em todas as regiões do continente. Esta zona continuou a ser a única a registar uma taxa de variação média anual negativa, de -0,1% em Março.

O índice de custos de construção de habitação nova pretende medir a evolução do custo de construção de edifícios residenciais no continente. Trata-se de uma estatística que resulta da compilação de informação sobre preços dos factores de produção afectos à construção de edifícios habitacionais (preços de materiais de construção e salários de profissões da construção civil).

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, por sua vez, visa analisar a evolução do nível dos preços dos produtos e serviços relacionados com a despesa em manutenção e reparação regular dos alojamentos familiares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados