Contadores da luz: EDP vai compensar 30 mil clientes - TVI

Contadores da luz: EDP vai compensar 30 mil clientes

Empresa garante que casos serão resolvidos «muito em breve»

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A EDP vai compensar «muito em breve» os clientes que foram prejudicados por um desacerto horário nos contadores de eletricidade, disse à Lusa o presidente da EDP Distribuição, adiantando que nesta situação estão 30 mil consumidores devidamente identificados.

«Fizemos uma análise exaustiva e sabemos quantos contadores estão afetados, o nome e a morada dos clientes a ser compensados e, logo que o regulador defina, acionaremos os mecanismos para proceder ao pagamento», disse o presidente da EDP Distribuição, João Torres.

Em declarações à Lusa, João Torres explicou que os contadores em que foram detetadas avarias estão a ser substituídos, um processo que deverá estar concluído ainda este mês, referindo que a elétrica vai «atuar junto dos fornecedores dos contadores na devida medida».

A DECO denunciou, antes, a existência de

anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, considerando que o erro pode afetar 480 mil consumidores que estão a pagar mais do que deveriam na sua conta da eletricidade.

Mas as contas da elétrica liderada por António Mexia apontam para 70 mil contadores com avarias, sendo que apenas em 30 mil casos os consumidores são prejudicados.

«Identificámos uma série limitada de contadores onde aconteceu aquela avaria, que se traduz no funcionamento menos correto do relógio, sendo que encontrámos cerca de 30 mil contadores em que os clientes estariam a ser penalizados e também encontrámos cerca de 40 mil contadores em que o defeito [hora adiantada] beneficia o cliente», afirmou o presidente da EDP Distribuição.

Segundo o responsável, em relação aos 40.000 clientes que estarão a ser beneficiados, «a EDP Distribuição vai assumir a responsabilidade e não vai reclamar».

Já a DECO defende que, em ambos os casos - atraso ou adiantamento da hora -, o contrato não está a ser cumprido e, por isso, há lugar a compensação.

A EDP considera que «ao fim do dia a tarifa [bi-horária] é mais utilizada e não tanto no início da manhã», justificando que neste caso os clientes são beneficiados por entrarem antes que previsto na tarifa mais económica.

João Torres realçou à Lusa que, desde que a avaria foi detetada, a EDP informou a entidade reguladora (a ERSE) e a DECO, forneceu toda a informação e fez um trabalho de campo para identificar a dimensão da questão e iniciar, de imediato, a substituição dos equipamentos.

«Agora, esperamos que o mecanismo de compensação esteja definido para o levarmos de imediato à prática», acrescentou, realçando ainda que a avaria «pontual» afeta 0,5% dos seis milhões contadores da empresa.

Segundo a análise realizada pela DECO, «apenas 41% dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos», realçando que foram detetados «nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora».

O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.

Esta manhã, a DECO tinha recebido reclamações de 3 mil consumidores.
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