EDP: substituição de contadores concluída esta semana - TVI

EDP: substituição de contadores concluída esta semana

Eletricidade

Mais de 100 mil equipamentos tinham anomalias

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O presidente do conselho de administração da EDP Distribuição disse esta quinta-feira esperar que o processo de substituição dos contadores com anomalias seja concluído até ao final de junho, problema que foi identificado no começo do ano.

A compensação total a pagar pela EDP Distribuição aos 105.869 clientes afetados por erros nos contadores é de 4,1 milhões de euros, segundo a decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgada.

O presidente do conselho de administração da EDP Distribuição, João Torres, afirmou à Lusa que a empresa vai acatar a decisão do regulador com naturalidade, estando tranquilo quanto à auditoria desencadeada pela ERSE no âmbito do processo e que pode vir a «impor medidas adicionais», de acordo com o comunicado daquela entidade.

«Em relação a estes casos concretos que foram identificados como tendo situações anómalas, nós estamos a substituí-los e espero que até ao final de junho esteja concluída a sua substituição», disse João Torres, referindo-se a um processo que já está em curso «há bastante tempo» e que inclui perto de 106 mil equipamentos.

Segundo o regulador, todos os clientes com contadores incorretamente reparametrizados (83.369) e com contadores cujos relógios apresentem insuficiente precisão (22.500) serão compensados financeiramente pelo operador da rede de distribuição, sendo incluído, como crédito, na faturação aos comercializadores dos clientes afetados.

O defeito de fabrico em 0,5 por cento dos contadores instalados foi identificado no começo do ano, indo agora a EDP pedir satisfações junto dos fornecedores dos contadores para assegurar que estes «assumam responsabilidade da situação que geraram à EDP Distribuição e aos consumidores», disse o presidente do conselho de administração da empresa.

A decisão da ERSE já era esperada pela EDP, salientou João Torres, sendo que os créditos atribuídos aos clientes afetados pelos problemas nos contadores de tarifa bi-horária vão começar a ser efetuados durante o próximo mês.

Em relação à necessidade de verificação dos relógios dos contadores, como prevê a decisão da ERSE, João Torres afirmou que este é um procedimento já realizado pela empresa e que é «relativamente fácil de cumprir».
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