A compensação total a pagar pela EDP Distribuição aos 105.869 clientes afetados por erros nos contadores é de 4,1 milhões de euros. A decisão é da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgada esta quinta-feira.
Em causa estão as compensações aos consumidores com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem.
Segundo o regulador, todos os clientes com contadores incorretamente reparametrizados (83.369) e com contadores cujos relógios apresentem insuficiente precisão (22.500) serão compensados financeiramente pelo operador da rede de distribuição, sendo incluído, como crédito, na faturação aos comercializadores dos clientes afetados, escreve a Lusa.
A ERSE publica uma tabela onde estabelece o valor da compensação financeira a atribuir a cada consumidor, sendo que o valor total é de 4,1 milhões de euros.
No caso dos erros de reparametrização do contador, o montante ascende a 2,102 milhões de euros, enquanto na situação de relógio com precisão inadequada o valor é de 2,010 milhões de euros.
«Entretanto, e para apurar de forma exaustiva a situação do parque de contadores de multi-tarifa, a ERSE decidiu desencadear uma auditoria a realizar por uma entidade externa e independente para análise aprofundada das potenciais anomalias de todos os contadores multi-tarifa», refere a ERSE, acrescentando que «os resultados desta auditoria poderão vir a impor medidas adicionais».
EDP deve 4,1 milhões de euros a consumidores
- Redação
- 28 jun 2012, 18:21
Decisão é do regulador. Em causa estão as compensações aos clientes com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem
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