Férias: uma semana que até parecem duas - TVI

Férias: uma semana que até parecem duas

Férias

Ir à praia ajuda a relaxar três vezes mais do que férias em cidades ou de aventura

Relacionados
Quantas vezes já foi de férias e, ao voltar ao trabalho, sentiu que precisava de férias outra vez? Quantas vezes descansou sete ou oito dias e lhe pareceu que não passou de um fim-de-semana? E quantas vezes foi de férias uma semana e no regresso, parecia que estava longe há duas ou três? Saiba que ir à praia pode fazer toda a diferença.

Pois é, há uma explicação para tudo. Aquilo que descansa nas férias não depende directamente do número de dias de folga, longe do trabalho. Depende do quanto se afasta, daquilo que faz para relaxar e ocupar o tempo. Uma semana de férias pode ser tão eficaz a descansar a mente quanto duas ou três, desde que seja bem gozada. A conclusão é do estudo europeu da HP, da campanha LaserJet Pays You Back

De acordo com o estudo realizado e publicado pela HP EMEA, é mais provável que os empregados de pequenas e médias empresas (PME) que forem à praia este Verão sejam mais eficientes no local de trabalho, aquando do seu regresso.

«Em termos de benefícios para as empresas, os entrevistados relatam que estar na praia, aumenta três vezes mais a eficiência no local de trabalho do que um «city break» ou formação durante as férias e duas vezes mais que férias com actividades físicas ou de aventura», refere a HP em comunicado.

Férias rendem mais em gestores que outros funcionários

Segundo a pesquisa, são os gestores que têm mais probabilidade de gerar rendimento devido a uma pausa prolongada, como as férias. 13% mais de gestores do que colaboradores, afirmam que usam as férias para se desligarem por completo de tudo e regressarem ao trabalho mais relaxados.

O estudo revela também como cada um dos países avaliou a sua produtividade e eficiência depois de um feriado. 72% dos gregos mostram-se mais motivados no regresso ao trabalho após o período de férias (o dobro do número registado pelos holandeses), seguido pelos turcos com 63% e sul-africanos com 56%. Os entrevistados franceses com 22% e os espanhóis com 26%, são os menos propensos a serem mais produtivos no trabalho após as férias.

«Tirar férias permite que os funcionários recarreguem baterias e ajuda a reduzir a depressão e eliminar o stress, permitindo que os empregados sejam mais produtivos quando finalmente voltam ao trabalho», afirmou o psicólogo organizacional industrial, Michael Bashshur.

A boa notícia para os chefes de equipa e para os departamentos de Recursos Humanos, é que uma semana de férias é tão boa em termos de eficiência aquando o regresso ao trabalho como duas semanas. 66% dos entrevistados sentiram que uma semana tornou-os mais eficientes no regresso, sendo que 63% dos inquiridos considerou o mesmo mas aproveitando duas semanas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados