Gás: portugueses vão pagar mais 63 cêntimos por mês - TVI

Gás: portugueses vão pagar mais 63 cêntimos por mês

DR [arquivo]

Factura média de uma família com dois filhos sobe para 22 euros, a partir de 1 de Julho

O gás natural vai ficar 3,2% mais caro para os clientes domésticos, a primeira subida em três anos, a partir do próximo dia 1 de Julho.

Contas feitas, uma família típica portuguesa, um casal com filhos, com uma factura média de 21,38 euros, vai pagar mais 63 cêntimos por mês. Já um casal sem filhos, que pagava 11,41 euros por mês, vai desembolsar mais 29 cêntimos.

A proposta de aumento foi feita pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem agora a tarefa de definir as tarifas de gás. De acordo com a mesma, «esta subida deve-se fundamentalmente à evolução do preço do petróleo».

«O preço do gás natural está indexado à evolução da cotação do petróleo em euros. Entre as previsões de Abril do ano passado e a presente proposta tarifária, o custo do Brent subiu mais de 30% pelo efeito conjugado da subida do preço do petróleo bruto com a desvalorização do euro face ao dólar», explica o regulador em comunicado.

Ainda assim, este aumento não será igual em todo o país. A começar pelo Norte, os clientes EDPgás vão ver a sua factura subir em 4,2%, os da Duriensegás 3,9% e os da Sonorgás 3,3%. Começando a descer, os preços da Lusitaniagás vão crescer 3,1%, Beiragás 2,9%, Tagusgás 2,8% e Lisboagás 2,8%. Já os clientes da Setgás pagam mais 2,6%, Dianagás 3,5%, Medigás 3,1% e Paxgás 3,3%.
Continue a ler esta notícia