Gasóleo: consumo sofre maior queda dos últimos 21 anos - TVI

Gasóleo: consumo sofre maior queda dos últimos 21 anos

Combustíveis estão mais caros

Dados são do INE. Associação do sector justifica com redução da activida económica e com subida dos preços dos combustíveis

Relacionados
É um sinal da crise que afecta os portugueses: o consumo de gasóleo em Portugal caiu 11,3 por cento em Dezembro, face ao mesmo mês de 2010, a maior quebra desde 1990 segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No total de 2011, o consumo de gasóleo reduziu-se 7,2 por cento relativamente ao ano anterior, divulga o INE.

Ao longo do ano, o consumo foi caindo progressivamente, com as maiores quebras a registarem-se nos últimos três meses de 2011 face aos mesmos meses do ano anterior: -8,4 por cento em Outubro, -9,9 por cento em Novembro, e -11,3 por cento em Dezembro.

O INE apresenta os números como médias móveis de três meses, o que permite reduzir efeitos de variações episódicas. Esta série estatística começou a ser compilada em 1990, e a quebra de Janeiro deste ano foi a maior desde então.

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) defende que a redução do consumo de gasóleo é explicada pela redução da atividade económica e pelo aumento do preço dos combustíveis.

«Em primeiro lugar, explica-se por aquele número de 14 por cento de taxa de desemprego que ontem [quinta-feira] tanto nos assustou», disse à Lusa o secretário-geral da APETRO, António Comprido, realçando que «há muito tempo não se via uma actividade económica tão degradada».



«As pessoas deslocam-se menos e, mesmo as que têm emprego, são mais contidas até porque os preços altos [dos combustíveis] também não ajudam», continuou António Comprido.



Do lado das empresas, acrescentou, há uma redução da atividade, o que afecta «fortemente» o mercado do transporte rodoviário.

«Em cima de tudo isto, um preço que não é convidativo também não ajuda».
Continue a ler esta notícia

Relacionados