Gasolina está 2,5 cêntimos mais cara - TVI

Gasolina está 2,5 cêntimos mais cara

Bomba de combustível

Galp e Cepsa subiram preços. BP e Repsol mantêm por enquanto

Relacionados
As cotações da gasolina 85 nos mercados internacionais subiram na semana passada e, como era esperado, o preço deste combustível aumentou neste arranque de semana, com actualizações até 2,5 cêntimos por litro.

A escalada é de 2,5 cêntimos nas bombas da Galp, para um preço médio de 1,584 euros. Esta é, de resto, a mais cara das quatro marcas principais, segundo a Lusa. Na Cepsa, a gasolina subiu 2 cêntimos para 1,579 euros por litro.

Os novos preços reflectem assim um acréscimo da cotação da tonelada métrica deste produto refinado nos mercados internacionais na semana passada.

A média das cotações de gasolina 95 refinada no norte da Europa foi de 687,8 euros por cada tonelada métrica (dados da Bloomberg), um aumento de 17 euros face aos 670,81 euros de média na semana de 14 a 18 de Março.

BP e Repsol não mexem... por agora

A BP e a Repsol deixaram por enquanto os seus preços inalterados, o que não quer dizer que não reflictam o aumento nas cotações que servem de base à Galp, a única empresa que refina em Portugal, ainda durante esta semana.

A média nacional do preço da gasolina 95 foi de 1,551 euros na semana passada, abaixo dos 1,558 euros da média da semana anterior. Desde o mês de Novembro que o litro de gasolina está em média quase 19 cêntimos mais caro.

Gasóleo escapa excepto na Cepsa

Já no preço do gasóleo, só a Cepsa subiu meio cêntimo em cada litro, para um valor de referência de 1,439 euros. O diesel, o combustível rodoviário mais usado em Portugal, manteve-se inalterado para já na Galp, BP e Repsol, já que a cotação média do gasóleo esta semana foi de 706,9 euros, quase igual aos 706,4 euros por tonelada métrica da semana passada.

O preço médio de cada litro chegou na semana passada aos 1,403 euros em portugal, abaixo dos 1,406 de média da semana anterior e ainda quase dois cêntimos abaixo dos máximos históricos de 1,428 de 11 de Julho de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados