PSD garante: «Não aceitamos aumento de impostos» - TVI

PSD garante: «Não aceitamos aumento de impostos»

Miguel Macedo (LUSA)

Oposição desafia PSD a clarificar posição dos sociais-democratas depois de declarações de Passos Coelho

O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, afirmou esta quinta-feira que os sociais-democratas não aceitam um aumento de impostos no Orçamento para 2011, depois de ser desafiado a esclarecer a posição do seu partido nesta matéria.

Durante o período das declarações políticas, no Parlamento, o Bloco de Esquerda, o CDS-PP e Os Verdes assinalaram a seguinte declaração do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, feita na quarta-feira à noite, em Bruxelas: «Não aceitaremos um maior aumento de impostos para o futuro sem que o Governo mostre que está realmente a reduzir a despesa».

Desafiado a esclarecer se o PSD tinha mudado de posição, admitindo agora que venha a haver um novo aumento de impostos, Miguel Macedo começou por dizer que as condições dos sociais democratas para viabilizarem o Orçamento do Estado para 2011 «são conhecidas» e que «a bola está do lado do Governo. Em relação a esta matéria, não mudamos absolutamente nada».

No entanto, Os Verdes, através da deputada Heloísa Apolónia, alegaram que Miguel Macedo não tinha respondido à questão: «Nós queremos ouvir que o PSD não aceitará aumentos de impostos. O senhor deputado Miguel Macedo vai fazer o favor de explicar claramente aos portugueses, com as palavrinhas todas».

Miguel Macedo respondeu então: «Nós não aceitamos aumento de impostos no próximo Orçamento. Estou a repetir o que dissemos em Agosto». E insistiu que o Governo não está a cumprir o compromisso de descer a despesa.
Continue a ler esta notícia