Regulador propõe aumento de 3,9% no gás natural - TVI

Regulador propõe aumento de 3,9% no gás natural

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Escalada do petróleo motiva proposta da ERSE

O regulador do sector da energia, a ERSE, propôs esta sexta-feira um aumento de 3,9% nas tarifas de gás natural para as famílias (clientes domésticos, com consumo até 10.000 m3), revela num comunicado.

A proposta do regulador será agora analisada pelo Conselho Tarifário, que emitirá um parecer até 15 de Maio. A decisão final da ERSE será tomada a 15 de Junho e as novas tarifas entram em vigor a 1 de Julho e vigoram até 30 de Junho do ano que vem.

A actualização das tarifas reflecte uma subida do custo do gás natural nos mercados internacionais, de 17%, decorrente da escalada do petróleo.

Esta variação global de 3,9% vai repercutir-se num acréscimo de 45 cêntimos para uma factura média de 11,85 euros por mês, o que corresponde a um casal sem filhos com um consumo de 150 metros cúbicos de gás por ano.

Um casal com filhos, com uma factura média de 22,41 euros por mês e um consumo anual de 320 metros cúbicos por ano, verá a sua factura mensal subir 84 cêntimos.

As tarifas de acesso às redes, para os fornecimentos aos clientes com consumos acima dos 10.000 m3 (industriais), que contratam energia no mercado, vão ter uma descida de 6,1%, de acordo com a proposta da ERSE.

Deste modo, o preço que os clientes industriais pagam pelo gás natural contratado no mercado resulta da conjugação entre o preço de energia negociado com o comercializador e a tarifa de acesso fixada pela ERSE, que terá uma redução de 6,1%.
Continue a ler esta notícia