SCUT:  reservas de identificadores de matrícula no dia 21 - TVI

SCUT: reservas de identificadores de matrícula no dia 21

SCUT: Introdução de portagens está atrasada

Aparelhos vão permitir aos automobilistas circular nas auto-estradas

Relacionados
A partir de dia 21 os automobilistas podem reservar nas lojas dos CTT ou da Via Verde os dispositivos identificativos de matrícula que lhes permitirão circular nas três SCUT que vão passar a ter portagem paga no próximo mês.

SCUT: novos troços pagos vão custar entre 50 cêntimos e 4,05 euros

«O Governo está a trabalhar para assegurar que as novas portagens entrem em vigor a 01 de Julho», disse o secretário de Estado Adjunto do ministro das Obras Públicas, Transportes e comunicações, em conferência de imprensa, avança a Lusa.

Paulo Campos explicou que o prazo de 21 foi estabelecido tendo em conta que só nessa data existirão condições para «a operação decorrer com normalidade».

«Mas haverá tempo suficiente para quem queira fazer o seu pedido de reserva», garantiu o governante, salientando que quem tem Via Verde já está habilitado para circular nas três SCUT e fazer o pagamento das respetivas portagens por via eletrónica.

Marques Batista, administrador dos CTT, explicou, na mesma conferência de imprensa, que o pedido de pré-registo nos balcões ou no site dos CTT dá, desde logo, a possibilidade de circulação nas três auto-estradas e, depois, os requerente receberão em casa o identificador eletrónico, com um carregamento inicial, do qual serão descontadas as portagens.

O identificador é recarregável e será gratuito nos seis primeiros meses.

As SCUT (autoestradas, até agora, sem custos para o utilizador) que vão começar a ser pagas a partir de 01 de Julho - Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata - vão ter portagens entres os 50 cêntimos e os 4,05 euros.

Governo admite portagens nas restantes SCUT ainda este ano

A cobrança destas portagens está, no entanto, dependente da votação de um projeto de lei, no Parlamento, no dia 24, que visa impedir a entrada em funcionamento do novo sistema de cobranças através de chips nas matrículas.

O secretário de Estado Adjunto salientou, a propósito, que a legislação sobre o dispositivo de identificação de matrícula está em vigor desde 2009 e que cabe ao Governo executar as medidas para a pôr em prática.

«Esta é uma medida absolutamente fundamental, é uma questão de justiça», disse Paulo Campos. lembrando a importância das receitas que vão ser obtidas nos próximos anos com a cobrança das novas portagens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados