Taxa de juro vai subir para 3,3% em 2012 - TVI

Taxa de juro vai subir para 3,3% em 2012

BCE

Europa pode dividir-se entre dois ritmos de crescimento entre Norte e Sul

Duas Zonas Euro a ritmos diferentes vai ser o resultado dos problemas de dívida de alguns países. Quem o diz são os especialistas da Ernst & Young (E&Y) que antevêem ainda a taxa de juro a subir já no próximo ano.

Desemprego dispara para 10,6% ainda este ano

Os juros cobrados pelos bancos para emprestarem dinheiro entre si - e que influenciam a Euribor - vão crescer dos actuais 1% para 1,6% em 2011, 3,3% em 2012 e 4,3% em 2013 e 2014.

De acordo com um relatório da E&Y, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro deverá subir 1% ainda este ano e 1,6% no próximo. «No entanto, o desemprego vai continuar a aumentar até ao primeiro semestre de 2011 para um pico de mais de 17 milhões.

Os principais factores de crescimento serão a recuperação mundial, sobretudo a Ásia e os EUA, bem como o apoio contínuo de uma política monetária de expansão.

Mas, a Zona Euro vai continuar a enfrentar ventos adversos, pelo que a recuperação será lenta. Além disso, é possível que a Europa se divida entre dois ritmos de crescimento entre Norte e Sul, com a Alemanha, França e Benelux a fortalecerem-se gradualmente enquanto que as economias mediterrâneas e a Irlanda vão ter de continuar a fazer grandes esforços para reduzir os seus défices.
Continue a ler esta notícia