Transportes públicos aumentam 3,5 a 4,5% em 2011 - TVI

Transportes públicos aumentam 3,5 a 4,5% em 2011

Eléctrico 28

Áreas metropolitanas de Lisboa e Porto com os aumentos mais baixos

Relacionados
O preço dos transportes públicos urbanos de passageiros vai aumentar entre 3,5% e 4,5% no próximo ano, noticia o «i», que cita informação avançada pelo Ministério das Obras Públicas aos operadores. A actualização é para vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Os passes sociais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto serão contempladas com os aumentos menos significativos, que ficam em média nos 3,5%.

Os restantes títulos de transporte público para percursos até 50 quilómetros vão sofrer um aumento médio até 4,5%. Por exemplo, para o passe L1, que junta o Metro e a Carris, o aumento médio será na ordem dos 1,4 euros mensais. Já o passe L123, que cobre uma área maior, aumentará cerca de 1,8 euros por mês.

Uma viagem simples no metropolitano pode subir cinco cêntimos. A assinatura do Andante no Porto terá um aumento na casa de um euro mensal, nos valores mais baixos para trajectos mais centrais.

A actualização fixada fica aquém dos valores pedidos pelas operadoras, sobretudo pelas empresas privadas de transportes, que reivindicavam aumentos de 5% ou 6%, só para compensar a subida do preço do gasóleo durante este ano. Mas, por outro lado, os valores agora definidos pelo governo ficam acima da inflação prevista para o próximo ano que é de 2,2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados