UGT: mais-valias bolsistas devem ser tributadas como na Europa - TVI

UGT: mais-valias bolsistas devem ser tributadas como na Europa

O Secretário-geral da UGT, João Proença

Estrutura sindical diz que tributação em Portugal é «simbólica e prefere aumento do IVA a exigir sacrifícios à função pública

O secretário-geral da UGT quer que as mais valias obtidas na bolsa paguem impostos semelhantes aos de outros países da União Europeia e não impostos «simbólicos», refere a Lusa.

«A bolsa é como um jogo, onde se perde e se ganha, mas os grandes investidores, podem ter ali ganhos muito significativos», referiu João Proença, defendendo que o combate ao défice não pode acentuar as desigualdades sociais e que os sacrifícios não podem continuar a ser pedidos a quem menos ganha.



«Deve combater-se o défice por via do aumento do IVA e não com mais sacrifícios dos trabalhadores da administração pública», refere, revelando-se totalmente contra o congelamento de salários destes trabalhadores em 2010, sendo também «impensável prolongar essa situação por 2011, 2012 ou 2013».

Para João Proença, é «idiota» tentar apresentar um défice inferior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. O líder da UGT acha que seria preferível aproveitar a folga orçamental para investir essa diferença.
Continue a ler esta notícia