Vem aí um bairro «made in» Ikea - TVI

Vem aí um bairro «made in» Ikea

Ikea

Estará situado nos arredores de Londres. Sem uma única loja da marca

Relacionados
O Ikea vai dedicar-se a uma nova área de negócio - e em grande. Vai construir nada mais, nada menos do que um bairro inteiro, nos arredores de Londres. A área residencial Strand East terá de tudo: 1.200 casas, escritórios para empresas, escola, hospital e até um hotel.

Este bairro será projetado pela LandProp, subsidiária do Ikea, para cerca de 6 mil pessoas, segundo a «The Week». São 27 hectares de terra para planeamento urbano.

O objetivo é um só: fornecer habitação a preços acessíveis para as famílias, num ambiente agradável.

«Estamos em sintonia com a filosofia Ikea: Não queremos produzir para o rico ou o super-ricos, nós queremos produzir para as famílias, para as pessoas», disse Harald Müller, responsável da LandProp, ao «The Globe and Mail».

Haverá praças e espaços para passeios a pé e o Ikea vai incentivar ainda a criação de mercados de agricultores e bancas de flores.

Claro que a empresa também quer ganhar dinheiro, tentando fazer neste bairro uma fotocópia de bairros históricos e daqueles mais chiques que há nos centros de cidades.

Tudo numa lógica simples e funcional. As ruas principais terão moradias simples e edifícios não muito altos, com apenas cinco andares, destinados a apartamentos.

Este bairro marcará pontos também por ficar deserto de carros, à excepção de autocarros e ambulâncias. De resto, todas as famílias que ali viverem terão de estacionar os seus veículos numa garagem subterrânea.

Ainda em fase de projeto, certo é que esta é uma aposta a concretizar pela fabricante sueca dentro de alguns anos. E sem uma única loja Ikea... neste bairro «made in» Ikea.
Continue a ler esta notícia

Relacionados