Viagens: praias que são um refúgio - TVI

Viagens: praias que são um refúgio

Whitehaven Beach, Whitsunday Islands, Australia

Espalhados pelo mundo, são vários os areais quase sem intervenção humana à espera de visitas. Com uma condição: ter uma mentalidade ecológica

Relacionados
Multiplicam-se, todos os dias, as iniciativas ecológicas em todo o mundo para a preservação da natureza. As praias, por exemplo, estão cada vez mais inundadas de poluição. Mas ainda há recantos onde o Homem pouco ou nada tocou. A CNN fez uma selecção das melhores praias, muitas das quais estão no topo daquelas que são protegidas a nível mundial ou que são quase inacessíveis e, por isso, estão no seu estado mais puro.

Comecemos pela Whitehaven Beach, situada nas ilhas Whitsunday, na Austrália. Premiada em várias categorias, desde limpeza, recuperação de recursos e protecção ambiental, esta é a maior praia de uma cadeia de 74 ilhas. As autoridades locais limitaram o acesso aos visitantes que necessitam de um guia turístico detalhado para descobrir a ilha.

Conhecida como o pulmão da Terra, na Península de Osa emerge uma densa floresta. É um local onde a natureza vive no seu estado puro. Metade das 500 mil espécies de flora e fauna da Costa Rica podem ser encontradas aqui. Nesta zona, a não perder está também a Playa Matapalo, de areia cinzenta. Popular entre os surfistas, está também associada a um projecto de protecção das tartarugas marinhas.

Veja aqui estes paraísos espalhados pelo mundo



Já o Hanauma Bay Nature Preserve, localizado em Oahu, no Havai, nem sempre foi uma maravilha da natureza em estado bruto. As autoridades tiveram de impor regras apertadas aos banhistas, sobretudo onde de encontra uma cratera vulcânica, desde 1990. É também aqui funciona o primeiro centro de Conservação da Vida Marinha do Havai. As entradas são limitadas e os visitantes têm a oportunidade de ver um vídeo educativo sobre a preservação do frágil ecossistema.

Muitas praias da Tailândia foram invadidas por turistas, mas há ainda quem se preocupe com a sustentabilidade ecológica e com o ecoturismo do país. Koh Libong, situada em Trang, é a maior ilha da província e foi devidamente protegida com a ajuda de ambientalistas suecos. Como não recebe muitos turistas, pelas praias ainda passeiam caranguejos, aves e tartarugas.

Bem perto do Norte de Portugal estão as espanholas Islas Cies. A areia branca destas ilhas é apenas uma senha de entrada para um refúgio de uma natureza dominada por gaivotas. Com um número de visitantes limitado, os carros são proibidos e também as dormidas estão restringidas a um mini parque de campismo. Apesar de se situarem em pleno Oceano Atlântico, a água é calma como se de um lago se tratasse.

A ilha de Fernando de Noronha, no Brasil, é uma reserva ecológica marinha protegida, e apenas 420 turistas estão autorizados a aceder à praia ao mesmo tempo. Quem tem a oportunidade de conhecer este recanto da natureza, tem 15 praias de água azul e areia branca para estender a toalha. A Baía do Sancho, rodeada de muralhas naturais, é um dos pontos mais virgens e isolados da ilha. Acessível só por uma escada encravada na fenda de uma rocha, é um local que junta aventura à natureza.

Aventura é o que não falta também à praia de Oswald State Park West, em Oregon, nos EUA, já que há numerosos caminhos para ali chegar, todos eles rodeados por um bosque de grandes e velhas árvores, o que torna o trajecto labiríntico. A praia escondida está cercada por montadas, o que provoca nos visitantes uma sensação de isolamento em relação ao resto do mundo.

Já em Rhode Island, a Goosewing Beach é uma praia rodeada por dunas e que é protegida pelo centro de conservação da natureza daquela região. A ideia é zelar pela protecção das aves marinhas que estão ameaçadas de extinção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados