Vodafone: aumento de 25% nos tarifários lança confusão - TVI

Vodafone: aumento de 25% nos tarifários lança confusão

Telemóveis

Empresa anuncia actualização de 2,2%, em linha com inflação esperada. Mas há pacotes com subidas de 25%. Clientes pedem explicações, empresa não tem

Relacionados
A Vodafone anunciou esta sexta-feira um aumento de preços que aplicará no início de 2011. Num SMS enviado aos clientes, a operadora informa que «a partir de 1 de Janeiro as tarifas Vodafone serão actualizadas em 2,2% de acordo com a inflação prevista para 2011». O problema é que, em alguns tarifários, o aumento a aplicar é bem superior, e chega aos 25%.

Mas não fica por aqui: a empresa reconhece que esta actualização agora anunciada ainda não reflecte o aumento de dois pontos percentuais na taxa normal do IVA, de 21 para 23%, que deverá entrar em vigor no início do ano que vem, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2011.

«A 1 de Janeiro, a Vodafone vai ajustar a generalidade das suas tarifas em 2,2%, face à expectativa de inflação para 2011. No entanto, o valor da mensalidade dos planos Yorn Power Extravaganza e Vita 91 Extreme terá um aumento superior, passando para 12,5 euros, visto que, face as condições actuais do mercado, este é o valor considerado justo pelas vantagens associadas a estes planos», avança fonte da operadora à Agência Financeira.

Um aumento que, a seu tempo, será também reflectido nos preços, uma vez que, ainda antes de o aumento do imposto ter sido aprovado, a Vodafone tinha já anunciado que «deverá fazer reflectir a nova taxa de IVA nos preços finais para os clientes».

A AF confrontou a mesma fonte com a discrepância entre a actualização anunciada de 2,2% com os aumentos de quase 25% em alguns tarifários, como o Vitamina Extreme ou o Extravaganza. Em ambos os casos, a mensalidade está actualmente nos 9,99 euros e, segundo já informou a Vodafone, em Janeiro passará para 12,50 euros. Um aumento de 2,51 euros, ou 25%, bem superior portanto aos cerca de 20 cêntimos que corresponderiam aos 2,2%.

Ainda não tenha sido possível obter um comentário oficial da empresa em tempo útil, a AF sabe que o serviço de atendimento ao cliente da operadora tem estado a dizer aos clientes que a actualização do tarifário tem «como base» a inflação esperada, sem mais esclarecimentos.

E as outras operadoras? Também aumentam preços?

A Agência Financeira quis saber se as outras operadoras móveis também pretendem aumentar os preços em Janeiro. Contactada fonte oficial da Optimus, a empresa esclareceu «eventuais actualizações tarifárias» decorrentes da inflação esperada ou outros factores que não o IVA ainda não estão decididas.

O que se sabe para já é que a empresa pretende também reflectir o aumento de dois pontos percentuais do IVA nos preços cobrados aos clientes.

O mesmo vai acontecer nos tarifários da PT, que não anunciou qualquer actualização ligada à inflação, mas que já garantiu que o aumento do IVA chegará aos bolsos dos clientes.

Aliás, o presidente executivo do grupo, Zeinal Bava, foi o primeiro a abordar a questão. Quando ainda nem se sabia se o IVA iria mesmo aumentar dois pontos ou não, já o presidente afirmava que a PT vai reflectir o aumento da taxa normal de IVA, de 21 para 23%, nos preços cobrados aos seus clientes. «O IVA é o que é», disse na altura à Lusa, acrescentando que a empresa terá «que o fazer reflectir nos serviços que presta», porque «é uma obrigação, é a lei».

Os portugueses podem assim contar com um aumento na factura do telefone, fixo e móvel, mas também de televisão e internet, caso sejam clientes do grupo PT em algum destes serviços.

Não muito tempo depois, também a Zon anunciava o mesmo. O administrador financeiro da empresa, José Pereira da Costa, garantiu que «seja qual for o aumento definido para 2011 a Zon já decidiu que o vai passar para os clientes, tal como já anunciaram os operadores móveis».
Continue a ler esta notícia

Relacionados