FMI: dívida de alguns países perto dos níveis da guerra - TVI

FMI: dívida de alguns países perto dos níveis da guerra

Lagarde

Lagarde diz que maior obstáculo ao crescimento é enorme nível de dívida pública que atinge economias desenvolvidas

Relacionados
A dívida pública dos países desenvolvidos está próxima dos níveis registados em tempos de guerra. O aviso parte da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

«O maior obstáculo [ao crescimento] é sem dúvida o enorme nível de dívida pública que, em média, atinge os 110% [do Produto Interno Bruto] nos países desenvolvidos, praticamente um nível de tempos de guerra», declarou Christine Lagarde, em Tóquio, perante os representantes dos 188 países membros do FMI na reunião anual do organismo na capital japonesa.

Segundo as previsões do Fundo, divulgadas esta semana, a dívida pública dos países desenvolvidos deverá ultrapassar os 110% este ano e os 113% em 2013.

A diretora-geral do FMI entende que combater esta dívida com um crescimento lento será «incrivelmente difícil», pelo que considera ser necessário reduzir «a bom ritmo» os défices, cita a Lusa.

E, reforçou, este «é um caminho estreito, provavelmente longo e no qual não existem atalhos».

Lagarde reiterou o seu apelo à reforma do sistema financeiro, que, constatou, «não é mais seguro» do que no momento da falência do banco norte-americano Lehman Brothers, em 2008, que desencadeou a crise financeira.

«Os excessos contínuos e os escândalos» mostram que a cultura financeira «ainda não mudou».

O sistema «é muito mais complexo, as atividades estão ainda concentradas em grandes instituições», precisou a diretora-geral do FMI. Depois, o espetro de bancos «grandes demais para falir» continuam a «assombrar» o setor.
Continue a ler esta notícia

Relacionados