Grécia: juros da dívida com queda ligeira - TVI

Grécia: juros da dívida com queda ligeira

Dinheiro

Pacote de ajuda europeu não é suficiente para convencer investidores. Sustentabilidade a longo prazo em questão

Relacionados
Os juros da dívida pública da Grécia estão esta segunda-feira a recuar ligeiramente, enquanto os investidores olham com reservas os títulos da República grega.

O spread das Obrigações a 10 anos da Grécia, em relação à dívida alemã, considerada a mais segura da Europa, fixa nos 594,9 pontos-base, menos 0,24% face aos juros exigidos pelos investidores na última sexta-feira.

Esta manhã, as yields da dívida grega a 10 anos estão também a deslizar: fixam nos 9,02%, uma redução de 14,5 pontos-base face a sexta-feira, ou seja, menos 0,145%.

Os juros da dívida de Atenas atingiram o máximo histórico na quarta-feira, dia 28 de Abril, chegando a tocar nos 11,5%.

Portugal vai emprestar 2 mil milhões à Grécia

A queda ligeira dos juros, verificada esta segunda-feira, está relacionada com as reservas dos investidores quanto ao futuro das contas públicas de Atenas.

«Há uma falta de convicção de que esta é a melhor solução. A sustentabilidade a longo prazo destas medidas de austeridade têm de ser avaliadas», disse à Reuters Tony Morriss, da ANZ Bank.

No centro dos receios está também a componente política, de onde podem sair vários obstáculos: «Há uma série de aspectos que os mercados estão a ter em atenção, como a discussão do pacote de ajudas pelo parlamento alemão», disse Tony Morriss.

«A outra questão é: pode isto significar que os mercados vão estar de olhos postos à sustentabilidade de economias como a de Portugal e Espanha?», questionou o especialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados