Barroso: «Situação de Portugal pode passar de má a péssima» - TVI

Barroso: «Situação de Portugal pode passar de má a péssima»

Durão Barroso

Presidente da Comissão Europeia apela ao acordo entre as forças políticas para evitar uma «urgência social»

Relacionados
Para o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, se Portugal não resolver os problemas com as suas finanças públicas a situação do país «passará de má a péssima».

Para o antigo primeiro-ministro português, a única forma de ultrapassar as dificuldades «é aplicar as medidas que as autoridades portuguesas se comprometeram a levar a cabo de maneira a garantir a sustentabilidade das finanças públicas portuguesas», segundo escreve a Lusa.

Apelando a um acordo entre as forças políticas na Assembleia da República, Durão Barroso alertou que, se tal não ocorrer, poderá emergir uma «urgência social com consequências que serão imediatamente sentidas por Portugal no seu conjunto», sobretudo nas classes mais vulneráveis.

«Eu tenho acompanhado e sei que a situação é extremamente sensível na política interna portuguesa. O país está numa situação difícil. Há um problema de confiança dos mercados na evolução das finanças portuguesas, por isso espero que as forças políticas com responsabilidade cheguem a um acordo».

Questionado sobre a possibilidade de o PSD não viabilizar o orçamento, Durão Barroso disse não querer «comentar a posição deste ou daquele partido», mas frisou que «qualquer país tem de ter um orçamento que cumpra determinados objectivos de maneira a recuperar a confiança nas finanças públicas».

Durão Barroso alertou também para a necessidade de Portugal «dar sinais que recuperem a confiança na sua economia e que cumpra os compromissos que tem com os seus parceiros».

«Hoje em dia, por uma questão que tem a ver com a evolução da economia internacional, estas coisas são seguidas pelos mercados hora a hora».
Continue a ler esta notícia

Relacionados