TGV: Portugal e Espanha lançam concurso por 7,5 milhões - TVI

TGV: Portugal e Espanha lançam concurso por 7,5 milhões

TGV

Em causa está a realização dos projectos para a estação Elvas-Badajoz

Relacionados
O Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP) lançou o concurso público para a realização dos projectos destinados à estação internacional de Elvas-Badajoz, por um preço base de 7,5 milhões de euros.

O AEIE-AVEP é formado pela ADIF, gestora de infraestrutura ferroviária em Espanha, e RAVE/REFER, responsáveis pelo projecto português de alta velocidade ferroviária.

A futura estação internacional - que será localizada na zona do rio Caia - «constitui o elo de ligação dos troços de linha entre Madrid/Badajoz [do lado espanhol] e Lisboa/Poceirão/Elvas-Caia [do lado português]», explicou a RAVE, num comunicado citado pela Lusa.

O concurso tem um preço base de 7,5 milhões de euros (incluindo o IVA), que será suportado em partes iguais pela RAVE e pelo ADIF. E o prazo para a execução dos projectos será de 15 meses.

A RAVE recorda que este concurso «dá seguimento às resoluções aprovadas na cimeira ibérica realizada em Zamora, em Janeiro de 2009», onde ficou acordada a construção de uma estação de passageiros no lado espanhol e uma estação de mercadorias no lado português.

A linha de alta velocidade ferroviária Lisboa - Madrid terá 651 quilómetros de extensão e ficará preparada para tráfego de passageiros e de mercadorias.

Do lado português, o construção e concessão do troço Poceirão-Caia foi atribuída ao consórcio Elos, co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, enquanto se aguarda o lançamento do concurso para o troço Lisboa-Poceirão, que o Governo anulou em Setembro.

Em Espanha, «a maioria dos troços compreendidos entre Badajoz e Talayuela encontram-se já em obra ou em concurso para a sua realização, estando os restantes troços em projecto», refere a RAVE. E «entre Talayuela e Pantoja, onde intercepta a linha de alta velocidade Madrid - Sevilha já em serviço, todos os troços encontram-se em fase de projecto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados