Portagens: há pré-pagos para SCUT, mas «ninguém avisou» - TVI

Portagens: há pré-pagos para SCUT, mas «ninguém avisou»

Scut

Secretário-geral do Eixo Atlântico diz-se «incrédulo»

O secretário-geral do Eixo Atlântico diz-se «incrédulo» com o facto de a utilização das antigas SCUT ser possível através de títulos pré-pagos, conforme os números divulgados esta terça-feira pela Lusa, e «nenhum membro do Governo ter avisado».

«É inacreditável. Um sistema destes, em que seja possível pagar antes de irmos a Portugal, foi sempre o que reclamamos na Galiza, mas aqui ninguém foi informado de nada», apontou Xoán Mao, responsável do Eixo Atlântico.

Conforme dados avançados hoje à Lusa por fonte dos CTT, nos últimos cinco meses a empresa vendeu 4.000 títulos pré-pagos para utilização por viaturas estrangeiras nas antigas SCUT, com três modalidades de pagamento previstas.

Estão disponíveis títulos válidos para três dias, com o custo único de 20,62 euros e sem qualquer limite de utilização nas três antigas concessões SCUT, no período definido no momento da aquisição.

À venda, nos balcões da empresa ou pelo site http://portagens.ctt.pt, estão ainda títulos válidos para cinco dias, mas que funcionam como uma espécie de carregamento. Nas datas definidas pelo utilizador, a cada passagem da viatura é descontado o valor do respectivo pórtico.

Segundo os dados avançados à Lusa pelos CTT, o mais procurado dos três títulos pré-pagos é o expressamente definido para os utilizadores do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que recorrem às antigas SCUT.

A medida entrou em vigor em Abril, apresentada pelo então secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, exactamente para colmatar as dificuldades - e protestos - dos galegos. No entanto, a mensagem, afinal, parece não ter chegado ao destino.
Continue a ler esta notícia