Nenhum país em risco se UE estiver «unida» - TVI

Nenhum país em risco se UE estiver «unida»

Euro

Ministro luxemburguês das Finanças avisa que, sem união, o problema de um país afectará toda a estrutura do euro

Relacionados
Nenhum país estará em risco se a Zona Euro e a União Europeia (UE) estiverem unidas. Foi o que defendeu o ministro luxemburguês das Finanças, Luc Frieden, à entrada para o conselho de ministros das Finanças.

No dia seguinte à reunião dos ministros europeus das Finanças sobre a situação grega, com o alastrar das preocupações à Itália, o governante luxemburguês, citado pela agência espanhola EFE, mostrou-se convencido de que se não houver unidade da UE e um país «tiver um problema importante isso afectará» toda a estrutura.

«Estamos a lidar com a Grécia, Irlanda e Portugal e vamos assegurar-nos de que, através das medidas que estamos a tomar, esteja assegurada a estabilidade da Zona Euro», cita a Lusa. «Vai ser difícil convencer os mercados», por estes esperarem sempre que haja decisões face ao panorama atual.

Também o ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastian, falou hoje sobre a situação que atravessa actualmente os mercados financeiros e que requer uma acção «imediata» e «contundente» do Eurogrupo.

Os ministros das Finanças da Zona Euro asseguraram na segunda-feira, em Bruxelas, que estão «completamente decididos» a tomar as medidas necessárias para impedir os riscos de contágio da crise da dívida, incluindo uma diminuição das taxas de juro.

Numa declaração lida pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, os 17 ministros afirmaram que serão apresentadas propostas neste sentido «muito em breve».

As propostas irão «melhorar a flexibilidade e o âmbito do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, aumentar as maturidades dos empréstimos e baixar as taxas de juro», segundo Juncker.
Continue a ler esta notícia

Relacionados