Rehn «menos» pessimista quanto ao futuro do euro - TVI

Rehn «menos» pessimista quanto ao futuro do euro

Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos

Há muitos «desafios» e «ninguém tem vontade de festejar», mas Europa já esteve pior

Relacionados
O comissário europeu dos Assuntos Económicos está «menos pessimista» em relação ao futuro do euro do que no início do ano.

«Temos bastantes desafios na Europa. Ninguém tem vontade de festejar, mas estou atualmente menos pessimista quanto às perspetivas futuras da Zona Euro do que estava, por exemplo, na primavera», declarou Olli Rehn, à chegada a uma reunião de ministros das Finanças da Zona Euro, no Luxemburgo, citado pela Lusa.

No entanto, estas declarações surgem no dia em que a OCDE advertiu que o crescimento da economia da Zona Euro vai permanecer fraco nos próximos meses.

A reunião do Eurogrupo, na qual deverá ser formalmente aprovado o desembolso da próxima tranche de ajuda a Portugal, foi antecedida de um encontro para o lançamento do novo fundo de resgate permanente da Zona Euro, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Rehn saudou este mecanismo como uma das ferramentas de que o espaço monetário único se muniu.

Na mesma linha, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse que «a zona euro está agora equipada com um firewall (corta-fogo) permanente».

A Alemanha também já veio publicamente aplaudir o lançamento formal no novo mecanismo europeu, dotado de 700 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados