Gaspar: juros de Portugal vão baixar à boleia da Grécia - TVI

Gaspar: juros de Portugal vão baixar à boleia da Grécia

Países resgatados terão igualdade de tratamento face a Atenas, confirmou ministro das Finanças

Relacionados
O ministro das Finanças afirmou esta terça-feira que Portugal e Irlanda vão beneficiar de melhores condições de financiamento, após o acordo alcançado no Eurogrupo ter decidido aliviar as regras impostas à Grécia.

No discurso de encerramento da aprovação do Orçamento do Estado para 2013, no Parlamento, Vítor Gaspar recordou o «princípio de igualdade de tratamento», «adotado da cimeira europeia de 21 Julho de 2011», para explicar que Portugal e Irlanda, países sob resgate externo, vão também gozar do acordo para a melhoria de condições de financiamento que Atenas viu ontem aprovado, em Bruxelas.

Para Vítor Gaspar, «a evolução das taxas de juro, depois do anúncio do Eurogrupo, testemunha o interesse vital de Portugal na estabilidade sistémica da área do euro».

O acordo alcançado na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, que terminou esta madrugada, prevê uma extensão das maturidades dos empréstimos e uma redução das comissões pagas pelos empréstimos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira à Grécia.

O Eurogrupo conseguiu, como explicou Gaspar, «um acordo político com o Fundo Monetário Internacional para desbloquear o financiamento à Grécia», o que implicará o desbloqueamento da tranche de mais de 40 mil milhões de euros de ajuda a Atenas.

Para o PCP, esta flexibilização das condições da ajuda não é solução.
Continue a ler esta notícia

Relacionados