Bolsa de excedentários: STE apanhado de surpresa - TVI

Bolsa de excedentários: STE apanhado de surpresa

Bettencourt Picanço, STE

Bettencourt Picanço desconhece as intenções do Governo

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) foi apanhado de surpresa com as palavras do ministro das Finanças, de que o Governo quer criar uma bolsa de excedentários na Função Pública.

«O sindicato não conhece rigorosamente nada. Ainda há pouco tempo tivemos uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública, na qual nos foi referido que a redução do número de trabalhadores estava a ocorrer acima do previsto pela troika, e que era uma redução satisfatória que ia ao encontro dos desejos do Governo. Assim sendo, as declarações do ministro das Finanças, ontem, foram, para nós, totalmente surpreendentes», disse à Lusa o presidente do STE, Bettencourt Picanço.

O sindicalista disse o STE está «no mesmo barco em que estão todos os portugueses», uma vez que desconhece quais as medidas que o Governo pretende implementar para reduzir a despesa pública em quatro mil milhões de euros.

«O que nós receamos é que o Governo se prepare para uma objetiva reforma da Constituição da República sem reformar a Constituição».

Bettencourt Picanço criticou ainda o Governo, acusando-o de promover uma «pseudo-discussão pública» sobre medidas que «afetam a vida dos portugueses», quando, na verdade, «já tem no bolso as medidas que quer implementar».

«Estamos disponíveis para nos sentarmos à mesa para ouvir o que o Governo tem para apresentar. Não estamos disponíveis para que aquilo que hoje existe no nosso país, o ativo social, seja virado de pernas para o ar. Aquilo que esperamos é que o Governo esclareça que alterações é que pretende promover».

Sobre a possibilidade de o Governo implementar um aumento de uma hora diária no horário de trabalho dos funcionários públicos, Bettencourt Picanço disse que «não tem pés nem cabeça».
Continue a ler esta notícia