Greve: recolha de lixo já está a ser afectada - TVI

Greve: recolha de lixo já está a ser afectada

Greve na recolha de lixo em loures

Escolas, Centros de saúde e hospitais, tribunais e serviços da Segurança Social deverão ser sectores mais afectados com paralisação de hoje

Relacionados
A recolha de lixo já começou a ser afectada pela greve da Administração Pública que se realiza esta sexta-feira. O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local prevê uma adesão elevada em Lisboa.

O dirigente Vítor Reis do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), disse que ainda não tem números da adesão, uma vez que a paralisação começou às 06:00, mas acredita que «vai ser elevada».

O sindicalista explicou à Lusa que os trabalhadores subscrevem os problemas apontados pela administração pública, à qual também pertencem, mas adiantou que também estão contra a reestruturação que a Câmara Municipal de Lisboa está a fazer no sector.

«Temos problemas específicos com a Câmara de Lisboa que têm a ver com a reestruturação que está em curso, que aponta a médio prazo para o fim de vários serviços».

No caso da limpeza urbana, terão sido cancelados ou suspensos concursos para cantoneiros e motoristas.

«Ainda não percebemos se foram cancelados ou suspensos». Estavam previstos entrar 241 cantoneiros e 80 motoristas que são fundamentais para estes serviços».

Vítor Reis receia que, se estes trabalhadores não entrarem, os serviços «sejam entregues a empresas privadas sob a capa de não haver funcionários para executar os serviços».

Na quinta-feira a Câmara de Lisboa avançou que a limpeza e a recolha do lixo na cidade podem ser afectadas entre hoje e sábado e a 15 de Maio, período em que os cantoneiros têm agendadas várias greves.

A autarquia recomenda a todos os moradores que acondicionem devidamente o lixo e evitem colocá-lo nos caixotes e contentores a partir da noite de quinta para sexta-feira e até à noite de domingo para segunda-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados