Desemprego: ministro reconhece que subida surpreendeu - TVI

Desemprego: ministro reconhece que subida surpreendeu

Agravamento foi «significativamente superior» ao esperado

Relacionados
O ministro das Finanças admitiu esta quarta-feira que o agravamento do desemprego foi «significativamente superior» ao esperado.

Numa audiência perante a comissão parlamentar para o acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira da troika, Vítor Gaspar disse que a evolução da economia em 2011 (uma queda de 1,6% do PIB) representou uma «contração da atividade económica inferior ao previsto inicialmente».

O mesmo não ocorreu com o emprego: «Verificou-se um agravamento do desemprego significativamente superior ao esperado».

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego atingiu os 14% no último trimestre de 2011 - um valor já mais elevado que o inicialmente previsto pelo Governo para este ano.

No mês passado, Vítor Gaspar reviu a previsão do Governo para 14,5%.

Nesta comissão, o ministro das Finanças garantiu ainda que não há qualquer exceção aos cortes salariais tanto na função pública como no setor empresarial do Estado.

E disse também que o Executivo vai apresentar um novo documento de estratégia orçamental em abril. Antes, apresentará uma estratégia para os pagamentos em atraso do Estado já até ao final deste mês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados