«EUA não podem ser única fonte de crescimento mundial» - TVI

«EUA não podem ser única fonte de crescimento mundial»

Secretário da Tesouraria americano conversa com Ministro das Finanças grego (EPA/Jim Lo Scalzo)

Secretário do Tesouro norte-americano aponta culpas à Europa

Relacionados
O secretário do Tesouro dos EUA advertiu esta quinta-feira em Washington que os Estados Unidos não podem ser a única fonte de crescimento do mundo. Admitindo que as divisões políticas do seu país são uma das principais ameaças à economia mundial, Timothy Geithner não deixou de atribuir a mesma culpa à crise europeia.

«As duas nuvens que continuam a pairar sobre nós são a crise europeia e a grande preocupação que se vê à volta do mundo e um pouco por todo o país, sobre se o sistema político nos EUA está à altura dos desafios que enfrentamos», afirmou, citado pela Reuters.

«Os Estados Unidos não podem ser a única fonte de crescimento», até porque a expansão da maior economia do mundo é, ela própria, «muito lenta».

Geithner vai reunir-se com os parceiros do G20, num encontro onde a crise europeia será um dos pratos fortes. Os ministros das Finanças de todo o mundo têm pressionado a Europa a tomar mais medidas para travar a crise que ameaça os mercados mundiais e o próprio sistema financeiro da Zona Euro.

O secretário do Tesouro dos EUA tem confiança de que a Zona Euro assim fará: «Vocês vão vê-los a agir com pulso mais firme nas próximas semanas e meses», garantiu. Mas admitiu também que não é tão fácil como parece, até porque «não é meramente uma questão de apoio financeiro, isso não basta. É preciso também avançar com as reformas, que convençam os investidores a ficar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados