Juros da dívida pública baixam com decisão do BCE - TVI

Juros da dívida pública baixam com decisão do BCE

Teixeira dos Santos, foto Lusa

Juros da dívida soberana atingem valores normais, depois do pânico dos mercados da semana passada

Os juros da dívida da República portuguesa estão esta segunda-feira a descer a pique, depois de na passada sexta-feira terem atingido valor recorde.

As yield das Obrigações do Tesouro a 10 anos, face aos títulos alemães, fixam esta manhã nos 4,997 pontos base, menos 1,44% do que no passado dia 07 de Maio.

Também o prémio exigido pelos investidores para comprarem dívida de Portugal em vez da alemã, considerada a mais segura da Europa, estão hoje em queda para os 200 pontos base. Na passada sexta-feira atingiram o pico de 367,4 pontos base.

O preço dos «credit default swaps» (CDS) - espécie de seguro exigido pelos investidores para comprarem dívida - sobre Obrigações do Tesouro a cinco anos também estão a recuar: fixam nos 263 pontos base, contra os 425 pontos base registados na sexta-feira.



Esta normalização dos juros da dívida pública portuguesa é uma reacção positiva dos mercados à iniciativa do Banco Central Europeu de comprar obrigações públicas ou privadas dos Estados-membros da UE.

Também o pacote de ajuda, no valor de 750 mil milhões de euros, acordado entre os ministros das Finanças este fim-de-semana e destinado a salvar as contas públicas dos países da Zona Euro trouxe confiança aos mercados.
Continue a ler esta notícia