Alemanha falha objectivo de colocação de dívida - TVI

Alemanha falha objectivo de colocação de dívida

Merkel

Tesouro alemão conseguiu colocar apenas 60% das OT no leilão desta manhã. Procura superou oferta em 1,1 vezes

Relacionados
Já não são só os países periféricos da Zona Euro a ter dificuldades em emitir dívida. O Tesouro da maior economia da Europa, a Alemanha, apenas conseguiu colocar 60% das obrigações do Tesouro com maturidade a 10 anos num leilão, que se realizou esta manhã.

A Alemanha queria vender 6 mil milhões de euros no leilão desta quarta-feira, num prazo a 10 anos, mas apenas conseguiu 3,64 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro. A procura superou a oferta em 1,1 vezes.

Por esta emissão, o Tesouro alemão vai pagar um juro médio de 1,98% por ano até 2022.

Segundo disse um analista à agência Reuters, «o resultado deste leilão reflecte o elevado ambiente de nervosismo que se vive no mercado».

Risco da dívida alastra-se

Também esta manhã o risco da dívida de França e da Bélgica esteve a agravar-se nos mercados, com a notícia de que os governos de ambos os países estão a negociar uma solução para o banco Dexia, que está em apuros.

Os juros da dívida de França ultrapassam já os 3,6%, na maturidade a 10 anos, a de referência para o mercado.

Isto acontece na mesma semana em que a agência de notação Moody`s ameaçou baixar o rating do país, que se encontra em níveis máximos, no triplo A.

Na Bélgica, o cenário é ainda mais gravoso. Os juros já subiram até aos 5,14%.

A pressão vendedora está a alastrar-se ainda a outros países do euro, com a Itália e a Espanha, dois países em risco de pedir resgate, a negociaram um juro próximo dos 7%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados