Banca nacional pede mais 100 milhões ao BCE - TVI

Banca nacional pede mais 100 milhões ao BCE

Cedência de liquidez do BCE aos bancos portugueses aumentou para 41 mil milhões de euros em Janeiro

É o segundo aumento consecutivo, ainda que desta vez seja pouco significativo. A cedência de liquidez do Banco Central Europeu à banca portuguesa aumentou em mais de 100 milhões de euros, de 40.899 em Dezembro para 41.008 no mês passado, segundo os dados revelados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

De Novembro para Dezembro os bancos tinham pedido quase mais 3 mil milhões de euros. Se em Janeiro a diferença é bem menor, a verdade é que as instituições financeiras voltaram a acelerar nesta maratona de recurso àquele banco central pelo segundo mês consecutivo.



O recurso ao financiamento do BCE por parte da banca nacional reflecte assim «a dificuldade de acesso ao mercado monetário interbancário, tal como sucede noutros países periféricos europeus, devido aos receios dos investidores quanto à subida dos défices e dívidas públicos», dizem os analistas, citados pela Reuters.

Durante o ano passado, a banca portuguesa teve de recorrer em força ao banco liderado por Jean-Claude Trichet para poder continuar a financiar a economia. Se no final de 2009, o valor dos empréstimos do BCE era de apenas 16,06 mil milhões de euros, pouco mais de um ano depois já vai nos 41 mil milhões.

Por esta altura, esse montante representa à volta de 8% do total de activos do sistema financeiro nacional ou cerca de 24% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal, segundo a Lusa.

Note-se que estes dados são conhecidos no dia em que o Estado português vendeu 3,5 mil milhões de euros numa operação sindicada aos bancos. A procura duplicou a oferta.

[Notícia actualizada às 20h05 com mais informação]

Banca só sai da crise quando parar de se «embebedar»
Continue a ler esta notícia