BCE fora do mercado da dívida pública pela 2ª semana - TVI

BCE fora do mercado da dívida pública pela 2ª semana

Mario Draghi, BCE

Banco está a espaçar aquisições, programa pode estar à beira do fim

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a não comprar obrigações soberanas dos países da Zona Euro na semana que acabou a 23 de março. Isto quer dizer que a instituição monetária ficou, pela segunda semana consecutiva, fora do mercado.

Há três semanas, o BCE comprou 27 milhões de euros em dívida pública, depois de mais três semanas de ausência. Sinais claros de que a instituição está a espaçar as suas intervenções.

O programa de compra de obrigações públicas destinava-se a retirar pressão sobre os juros dos países mais castigados pelos investidores, nomeadamente Espanha e Itália, além dos três países intervencionados pela troika (Irlanda, Grécia e Portugal).

No entanto, há já algumas semanas que o BCE tem dado sinais de que a sua intervenção está a terminar e que não pretende continuar com as aquisições. A facilitar a retirada do BCE está o facto de o mercado das obrigações do Tesouro ter acalmado nos últimos dias.

O BCE tem também estado a injetar liquidez no sistema financeiro, oferecendo crédito ilimitado aos bancos da Zona Euro por um prazo de três anos. Foram já injetados 1,3 biliões de euros por esta via, desde Dezembro.

Desde que foi lançado o primeiro programa de compra de obrigações soberanas, o BCE adquiriu cerca de 69 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia