Bolsa: Lisboa regista primeira descida do ano - TVI

Bolsa: Lisboa regista primeira descida do ano

Bolsa

PT, EDP e BCP são os títulos que mais pressionam o PSI20

Relacionados
A bolsa em Lisboa abriu em queda pela primeira vez em 2011, no dia em que Portugal realiza o primeiro leilão de dívida do ano. Pesos pesados pressionam.

O índice PSI20 desce 0,79 por cento para os 7.719,43 pontos, com 17 empresas cotadas no vermelho, uma estável e apenas duas em alta. Foram negociadas pouco mais de 2,4 milhões de acções.

Na Europa, o sinal também é negativo. Os índices do Velho Continente registam quedas entre 0,28% de Londres e 1,55% de Madrid. A pressionar estão os sectores petrolífero e mineiro, que corrigem dos fortes ganhos das últimas sessões, depois de ontem a Fed (Reserva Federal) ter deixado o aviso: a economia dos EUA ainda necessita de estímulos monetários.

Por cá, nota negativa para os títulos da Portugal Telecom (PT) que cedem 1,14% para os 8,48 euros e para os do BCP que tombam 0,84% para os 0,59 euros.

Recorde-se que o IGCP, a entidade que gere o crédito público, coloca no mercado esta manhã Bilhetes do Tesouro a seis meses, com um montante indicativo de 500 milhões de euros. Os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos já negociaram hoje nos 6,8%.

Também a eléctrica EDP escorrega 0,86% para os 2,52 euros, logo seguida pela Galp Energia que desvaloriza 0,67% para os 14,71 euros.

Ainda assim, quem lidera as quedas é a Brisa. A concessionária de auto-estradas cai 1,39% para os 5,22 euros, numa altura em que as acções da Jerónimo Martins (JM) corrigem dos fortes ganhos alcançados esta semana. A empresa recua 1,1% para os 12,10 euros. O «Jornal de Negócios» diz na sua edição desta quarta-feira que a Jerónimo Martins já ultrapassou a Portugal Telecom na bolsa. A retalhista é já a terceira maior cotada do PSI20.
Continue a ler esta notícia

Relacionados