Bolsa: Lisboa volta a ser «chumbada» por investidores - TVI

Bolsa: Lisboa volta a ser «chumbada» por investidores

Bolsa

PSI20 entre as maiores quedas do mundo

Relacionados
As bolsas europeias estão no vermelho, com Lisboa mais uma vez entre as maiores quedas.



Os juros a pagar a quem compre os nossos títulos de dívida estão a subir pela 2ª sessão consecutiva esta semana e a atingir novos máximos. É um sinal claro de que o mercado aumenta a desconfiança da capacidade do país em cumprir o pagamento da sua dívida. A par está também a da Grécia, cujos juros da dívida regressam a máximos de oito anos.

Veja aqui a reportagem

O PSI20 afunda 2,32% para os 7.382,30 pontos. As principais praças europeias estão em baixa, mas com quedas menores entre 0,8 e 1,6%.

Na banca, o primeiro sector a ser penalizada com a elevada dívida pública, o BCP desliza 3,16% para os 0,70 euros, o BES cai 2,42% para os 3,41 euros e o BPI perde 2,56% para os 1,71 euros.

Os pesos pesados Portugal Telecom e EDP recuam, respectivamente, 2,36% para os 7,81 euros e 1,13% para os 2,69 euros.

Nota para a Mota-Engil que desvaloriza 2,38% para os 2,82 euros, ao descontar também o efeito do dividendo.

A maior queda é da Altri que afunda 5,42% para os 4,48 euros, mas também uma das poucas acções que ganhou valor este ano, acumulando já uma valorização de cerca de 20% desde o início do ano.

No verde estão apenas dois títulos, a Cimpor com ganhos ligeiros (0,29%) e a EDP Renováveis que escala 3,51% para os 5,30 euros, depois de um upgrade de recomendação por parte da Société Générale.

Nos EUA, os futuros apontam para uma abertura em terreno misto, com os investidores de olhos no primeiro de dois dias de reunião da Reserva Federal norte-americana, nos dados do mercado imobiliário e ainda no sector da saúde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados