Bolsa nacional está no vermelho intimidada por FMI e Grécia - TVI

Bolsa nacional está no vermelho intimidada por FMI e Grécia

Europa segue em terreno misto, mas com ganhos e perdas ainda ligeiros

Relacionados
A bolsa nacional já inverteu a tendência de abertura no verde e está a reflectir as perdas da passada sessão. Lisboa registou mesmo a maior queda da Europa. O PSI 20 está a recuar 0,61%, para 7.908,38 pontos, com 14 milhões de euros transaccionados.

Lisboa está a reflectir a subida dos juros da dívida portuguesa e grega, mas também as previsões do Fundo Monetário Internacional que ontem fixou em 0,3% o crescimento económico português para este ano, um valor que é menos de metade da previsão do Governo (de 0,7%). A puxar para baixo estão ainda as estimativas do FMI sobre o desemprego: o fundo aponta para um aumento até 11% ainda este ano.

Depois de metade das cotadas ter fechado a passada sessão a perder mais de 3%, o sentimento negativo mantém-se esta quinta-feira. A maioria dos títulos está no vermelho e a contrariar estão apenas seis empresas. O BCP lidera os ganhos e valoriza 1,6%. Cada acção custava há pouco 78 cêntimos. O banco foi alvo de uma nota de recomendação por parte da casa de investimento Nomura que passou de Neutral para Comprar.

Mas é para o lado negativo que a praça nacional está virada esta manhã. Os outros dois títulos da banca, BPI e BES, estão a cair 0,6 e 1,7%. Esta última instituição financeira foi alvo de uma recomendação desfavorável pela mesma cada de investimento.

No entanto, é a EDP Renováveis que mais perde. A energética recua quase 2,5% e cada acção custa 5,33 euros, uma tendência acompanhada pela Galp que perde0,8%, para os 8,38 euros por acção. Também a Cimpor e a Brisa recuam 1,8 e 1,5%, respectivamente.

Na Europa, a tendência não está definida. As bolsas estão a oscilar entre perdas e ganhos ligeiros, de -0,04% e 0,22%.

Já os mercados asiáticos encerraram a sessão desta quinta-feira a desvalorizar. O índice de Tóquio derrapou 1,27%, a reflectir a divulgação de um projecto do FMI para taxar os bancos, além da valorização do iene face ao dólar. O índice de Hong Kong caiu 0,74%.

Nos EUA, os mercados fecharam a passada sessão em alta, suportados pelos resultados da Apple. O índice Dow Jones valorizou 0,07% e o índice tecnológico Nasdaq 0,54%.



Para hoje são esperados os resultados da Nokia, Microsoft e Amazon.
Continue a ler esta notícia

Relacionados