Bolsa: PSI20 ignora aviso da Moody`s - TVI

Bolsa: PSI20 ignora aviso da Moody`s

Bolsa

Investidores não desarmam e praça nacional avança mais de 0,7%

Pouco depois da abertura em alta da bolsa nacional, chegou o alerta da Moody`s. A agência de notação financeira colocou a dívida nacional sob vigilância negativa, ameaçando cortar o «rating» em um ou dois níveis, preocupada com a vitalidade da economia nacional e a possível necessidade de apoio ao sector financeiro.

No entanto, o PSI20 parece ter ignorado o aviso e avança 0,76% para os 7.904,27 pontos suportado sobretudo pelo sector financeiro - aquele que é normalmente mais penalizado por estes avisos - e pela Portugal Telecom.

A sessão está a ser igualmente marcada pela fraca liquidez, uma vez que o Natal está aí à porta e muitos investidores estão afastados das negociações.

O BES lidera a tabela dos ganhos e avança 1,89% para 2,95 euros, o BPI surge em segundo lugar e avança 1,24% para 1,46 euros. Mais abaixo está o BCP que sobe 0,65%, com cada acção a valer 61 cêntimos.

As acções da PT também estão animadas: a empresa liderada por Zeinal Bava escala 1,35% para os 9,90 euros. Os investidores estão a aplaudir o prémio de 1.200 euros que a operadora vai dar a todos os trabalhadores.

A Galp acompanha também os ganhos do sector na Europa e sobe 0,38% para os 14,41 euros. O petróleo volta a estar acima dos 92 dólares em Londres.

Pela Europa, o sentimento também é positivo, com as bolsas em máximos de 27 meses, suportadas pelas declarações de apoio da China aos esforços de combate à crise da dívida na Zona Euro. As petrolíferas lideram os ganhos, com o aumento de procura de energia para aquecimento devido ao frio que se faz sentir no Velho Continente. Madrid avança 1,12%, Londres 0,67%, Paris 0,54% e Frankfurt 0,57%.
Continue a ler esta notícia