Bolsas em queda: resgate a Espanha pode não chegar - TVI

Bolsas em queda: resgate a Espanha pode não chegar

Bolsa

Lisboa acompanha descida de Madrid e Milão. Empréstimo aos bancos espanhóis pode não ser suficiente para evitar contágio a outros países

As bolsas europeias até abriram esta terça-feira em alta, em contracilo com Lisboa. Mas cerca de duas horas depois do arranque das negociações, várias praças do Velho Continente já mudaram de rumo.

Lisboa (PSI20) perde 0,36% para 4.498,74 pontos, com Madrid já a tombar 0,56% e Milão a cair 1,23%. Apenas Londres e Frankfurt ainda valorizam uns tímidos 0,1% e 0,28%, respetivamente.

Depois da euforia de ontem - consequência do resgate à banca espanhola - hoje os investidores mostram receios de que esse empréstimo conseguido por Madrid [para recapitalizar o seu sistema financeiro] não seja suficiente para evitar o contágio da crise da dívida a outros países do euro.

Os investidores vão estar também atentos ao leilão de dívida que a Grécia vai realizar esta manha, a poucos dias das eleições em Atenas. O Tesouro grego vai tentar colocar no mercado um montante indicativo de 1.250 milhões de euros a seis meses.

A marcar a sessão vai estar ainda a divulgação, pelo Banco Mundial, do relatório Perspetivas Económicas Globais, relativo aos países em desenvolvimento.

Por cá, a pressionar estão os títulos da Galp Energia que cedem 1,19% para 8,969 euros e a banca. O BPI tomba 0,93% para 0,426 euros e o BES recua 0,39% para 0,505 euros. Já o BCP segue estável nos 0,090 euros.

A travar maiores quedas em Lisboa está a Portugal Telecom (PT) e a EDP que somam 0,12% e 0,23%, respetivamente.
Continue a ler esta notícia