Brent avança 1% para os 122 dólares - TVI

Brent avança 1% para os 122 dólares

Petróleo

Em Nova Iorque o crude está em queda ligeira

O preço do petróleo em Londres continua a subir. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência às importações nacionais está agora a avançar um por cento para 122,27 dólares, perto dos elevados valores de 2008.

Em Nova Iorque, embora em queda, o petróleo mantém-se próximos dos 108 dólares por barril.

No entanto, estes preços podem disparar para os 200 a 300 dólares por barril, se o maior exportador de petróleo, a Arábia Saudita, foi o próximo país do Médio Oriente a enfrentar graves problemas políticos.

O alerta surgiu do próprio ministro saudita, o Sheik Zaki Yamani, para quem os protestos do mês passado, reclamando mudanças políticas, não representam um problema imediato, mas que o descontentamento é estrutural na sociedade e está por resolver.

Uma questão em ebulição que, caso exploda, terá impactos directos nos preços do «ouro negro» a nível mundial.

«Se alguma coisa acontecer na Arábia Saudita, os preços podem ir até aos 200 a 300 dólares. Não digo que espero que aconteça alguma coisa num futuro próximo, mas quem esperava a Tunísia?» [país que viveu a chamada Revolução de Jasmim que se contagiou por praticamente todo o Médio Oriente e por alguns países do continente africano], disse o Sheik Zaki Yamani à Reuters.

Por enquanto as negociações desta commodities estão a ser influenciadas, essencialmente, pela revolta na Líbia.
Continue a ler esta notícia