Câmaras suspendem contrato com a Moody`s - TVI

Câmaras suspendem contrato com a Moody`s

Lisboa segue as pisadas de Sintra e Porto. As regiões dos Açores e da Madeira também já romperam com esta agência

Relacionados
A Câmara de Lisboa (CML) vai suspender o contrato com a agência de rating Moody`s, uma vez que o vínculo se revelou «perfeitamente inútil» porque a empresa não fez o seu trabalho.

«[A agência] aplicou a Lisboa, aos outros municípios e às regiões autónomas uma queda automática [do rating] em função da queda da República», notou o presidente da autarquia, António Costa, à Lusa, à margem da inauguração de um parque aventura na Mata de Benfica.

«Em vez de nos avaliarem, simplesmente aplicam-nos o efeito automático. É o mesmo que um médico, em vez de apreciar um doente, dizer que tem a doença da média das pessoas que atendeu naquele dia», justificou o autarca.

À semelhança da notificação de Portugal e das empresas públicas com um rating de «lixo», a agência norte-americana aplicou na quinta-feira a mesma classificação a Lisboa, Sintra, Madeira e Açores.

«Estamos a pagar e não estamos e nem vamos precisar de ir ao mercado contratar novos empréstimos», disse António Costa, acrescentando que não faz sentido uma sujeição a um rating «inútil».

Na quinta-feira, a Câmara Municipal de Sintra anunciou também a suspensão das suas relações contratuais com a Moody`s, justificando a decisão com o facto de a entidade financeira ter cortado a notação do município.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, também informou não ter renovado o contrato com a agência por ter «uma dificuldade tremenda» em trabalhar com quem não considera sério.

Na região autónoma da Madeira, Alberto João Jardim referiu que as agências de rating «não entram mais na administração pública da região», sustentando que «Portugal não se pode deixar impressionar por jogadas urdidas do dólar contra o euro».

Pela parte dos Açores, o presidente da região, Carlos César, disse não atribuir «credibilidade» à agência financeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados