Combustíveis: «Preços subiram mais vezes do que caíram» - TVI

Combustíveis: «Preços subiram mais vezes do que caíram»

Combustíveis

Regulador diz que ajustamento dos preços da gasolina e gasóleo às cotações internacionais decorreu «sem assimetrias»

A Autoridade da Concorrência considera que, em 2010, o ajustamento dos preços da gasolina e gasóleo às cotações internacionais decorreu «sem assimetria», mas indica que os preços em Portugal subiram mais vezes e caíram menos vezes.

A entidade liderada por Manuel Sebastião considera na sua mais recente newsletter, citada pela Lusa, que «o ajustamento dos preços médios antes de impostos (PMAI) aos Platts [cotações internacionais de referência] processou-se sem assimetrias significativas em 2010 e de forma semelhante ao que se verificou em Espanha e na média da UE27».

Assim, «o número de subidas e descidas [do preço] em Portugal ficou muito próximo da média europeia», mas o número de subidas de preço em Portugal foi superior aos das médias semanais dos Platts e de Espanha e o número de descidas de preço foi inferior.

«Não obstante, as subidas acumuladas dos PMAI em Portugal foram mais baixas do que em Espanha e na média da UE27», acrescenta o regulador.

Enquanto as cotações Platts da gasolina subiram 27 vezes e caíram 25, em Portugal o preço subiu 35 vezes e desceu 17.

No gasóleo, as cotações do Platts subiram 30 vezes e caíram 22, enquanto em Portugal subiram 35 vezes e caíram 17.

Em Espanha, o preço da gasolina subiu 29 vezes em 2010 e caiu 23, enquanto o do gasóleo subiu 34 e caiu 18.

Na newsletter a AdC ressalva que «o número de subidas e descidas, embora diferente, não significa só por si que as variações dos PMAI em Portugal sejam mais gravosas do que noutros países».

Outro ponto analisado pela AdC foi o ajustamento do preço à saída das refinarias em Portugal (todas detidas pelo grupo Galp Energia) com as cotações do Platts.

«O ajustamento dos preços ex-refinaria aos Platts processou-se sem assimetrias em 2010. O ajustamento reflete a regra de indexação dos preços nacionais ex-refinaria à média semanal da semana anterior dos preços Platts NWE CIF, pelo que o número de subidas e descidas foi o mesmo e os montantes de ajustamento foram praticamente iguais», conclui a AdC.

Os preços Platts NWE CIF [Roterdão, Holanda] facultam os preços internacionais dos combustíveis líquidos relevantes para Portugal e parte norte da Europa e incluem o custo da mercadoria, o seguro e o frete de transporte.
Continue a ler esta notícia