Dívida: juros batem novos recordes - TVI

Dívida: juros batem novos recordes

Mercados

Juros de curto e longo prazo acusam grande nervosismo com novos máximos

Relacionados
Mais uma semana a negociar em níveis recorde. Os juros da dívida soberana a 10 anos já chegaram aos 10,255%, o valor mais alto desde que Portugal entrou no euro. Por esta hora, estas Obrigações do Tesouro já aliviaram, mas estão ainda em níveis de alerta máximo, nos 9,967%.

Esta é uma semana decisiva para Portugal, já que serão conhecidas as medidas de austeridade a implementar em troca da ajuda externa que o país vai receber nos próximos três anos.

O spread, isto é, a diferença entre o que os investidores cobram para adquirir dívida portuguesa em detrimento da alemã, que é a que serve de referência, continua em patamares perigosos, nos 670,5 pontos base, embora alivie ligeiramente em relação a sexta-feira.

Na Grécia e na Irlanda, países que também receberam a visita do FMI, os juros a 10 anos negoceiam nos 16% e 10,79%, respectivamente.

Os juros a cinco anos estão próximos de recordes, negociando nos 11,913% e os juros a dois anos já renovaram um novo máximo, nos 12,309%. Na Grécia, já vão nos 25,855%.

A maturidade a três anos negoceia nos 12,114% e as restantes estão bem acima dos 10%. Aliás, cada vez mais próximas dos 11%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados