Dívida: juros exigidos a Portugal registam forte subida - TVI

Dívida: juros exigidos a Portugal registam forte subida

Portugal faz nova emissão de dívida no valor de 1,5 mil milhões

Relacionados
O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) colocou, esta quarta-feira, no mercado mais 1.517 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT). Poderia ser mais uma emissão de dívida como outra qualquer, mas «salta à vista» que os juros exigidos pelos investidores registaram um forte aumento.

Portugal faz nova emissão de dívida no valor de 1,5 mil milhões

Vamos a contas! Portugal colocou 816 milhões de euros de OT a 10 anos à taxa média ponderada de 5,225 por cento, um valor que se nota acima dos 4,523 por cento do anterior leilão feito há um mês atrás.

Veja aqui o vídeo

Já na maturidade a três anos, Portugal financiou-se em 701 milhões, cumprindo assim o montante global entre 1.000 e 1.500 milhões. Mas neste caso, os juros registaram uma subida ainda mais forte. Nesta maturidade, a taxa fixou-se em 3,597%, muito acima dos 1,715% registada no último leilão, feito há dois meses atrás.

Preço dos CDS caem

Esta quarta-feira, as Obrigações do Tesouro a dez anos seguiam em queda. Já a yield avançava um ponto base, para se fixar nos 5,208%.

O preço dos credit default swaps (CDS) sobre títulos da dívida pública portuguesa a 5 anos cai nesta sessão 22,6 pontos base para negociar nos 326,11 pontos base.
Continue a ler esta notícia

Relacionados