Fitch alerta para riscos em Itália. Rating pode baixar? - TVI

Fitch alerta para riscos em Itália. Rating pode baixar?

Mario Monti

Agência diz que manter acesso aos mercados é fundamental porque há muita dívida a vencer em 2012

A Itália está já em recessão e a desaceleração da economia da Zona Euro pode piorar ainda mais a situação e dificultar a vida ao novo Governo liderado por Mario Monti, alertou a agência Fitch. No que toca ao rating da dívida italiana, a agência alerta que, a manter-se, a subida dos juros vai levar a dívida a um caminho insustentável, o que pode custar ao país um corte do rating.

A nota atribuída pela Fitch à dívida italiana é actualmente de «A-», o que equivale a um grau de investimento médio alto, mas o Outlook é negativo, o que admite a possibilidade de uma redução. E ela pode ocorrer se a Itália vir o acesso ao crédito dificultado.

Para a Fitch é fundamental que o país mantenha o acesso ao mercado de financiamento já que muita da sua dívida vence no ano que vem. São 193 mil milhões de euros que a Itália tem de pagar em 2012, dos quais 36 mil milhões vencem já em Fevereiro.

O risco ainda não é elevado, porque o tesouro italiano tem margem de manobra para se manter em funcionamento, mesmo com uma subida dos juros, por um período ainda longo, mas os yields não podem manter-se por muito tempo em torno dos 7%, como estão agora, no mercado secundário. Esse foi o padrão seguido pela Grécia, Irlanda e Portugal, antes dos pedidos de resgate.

O futuro do rating italiano depende, em muito, da evolução da crise do euro, mas a agência de notação acredita que a Zona Euro actuará para impedir o contágio de um país de peso como a Itália. Mas o novo Governo também tem muito trabalho pela frente, a começar por aplicar com empenho as medidas de austeridade já acordadas.
Continue a ler esta notícia